"Precisamos deixar de idolatrar a ambição e o poder, e passar a valorizar a compaixão e a generosidade. "

Patch Adams


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

reflexão sobre as escolas

Hoje quero refletir sobre as escolas. Ontem fiquei pensando em Rubem Alves, grande educador e escritor. Tenho muita admiração por ele. Já li alguns de seus livros e cada vez que leio um texto ou até mesmo uma frase dele me coloco em reflexão.
Então, lendo o livro "O Melhor de Rubem Alves" do Prof. Samuel Ramos Lago encontrei um pensamento muito interessante e verdadeiro sobre as escolas:

"Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voô. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voô."

Fiquei pensando nas escolas de hoje, que avançaram em alguns aspectos em relação ao passado, mas  que precisam avançar muito mais, pois existem muitas escolas que ainda são gaiolas, que aprisionam o aluno, que não dão voz a ele, que planejam atividades sem conversar com as crianças, sem saber o que elas desejam, esperam.
A escola precisa avançar no sentido de respeitar o aluno, suas diferenças, seu desenvolvimento, enfim, reconhecer que cada criança é única.
E quem faz a escola não é só o diretor, mas todos os envolvidos. Portanto, desejo para todos nós educadores  nesse início de ano letivo que fiquemos atentos para que não façamos da sala de aula, da escola uma gaiola para nossos alunos.
beijinhos e ótima semana!

2 comentários:

lucinha disse...

Olá Érika nossa é uma honra seguir seu blog, amei tudo q vi por aki, esse comentário sobre Rubem Alves então ficou ótimo, tbm sou apaixonada nesse ícone da educação, ja fui coordenadora pedagógica por 5 anos e sempre usava as mensagens q seus livros trazem, parabéns pelo bolg tah lindo, obrigada por estar comigo, akele ablo...

Josandra Rupf disse...

Já estou seguindo o seu blog, e fico feliz em saber que estaremos juntas aqui este ano.
Tem um selinho que ofereço para você no meu blog.
Vale a pena.
Beijinhosssssssssssssssssss
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/01/adorei-este-selinho-ele-nos-faz.html

Postar um comentário